quarta-feira, 22 de novembro de 2023

As origens de Ullr

 Ullr, o filho de Sif, é uma divindade muito importante do passado remoto da Escandinávia. Seu nome parece significar algo como "Glória" ou "Esplendor". Ullr aparece em muitos topônimos (nome de lugar derivado do nome do deus) na Suécia e Noruega, confirmando assim sua importância no panteão nórdico primitivo. O nome de Ullr nos topônimos estão localizados perto dos nomes relacionados aos Vanir. Interessante que no poema Grímnismál, a residência de Ullr, Ýdalir, fica perto de Alfheim (Álfheimr), o lar de Freyr, que é um dos mais importantes deuses.

 Pouco sobre o deus chegou até, exceto algumas passagens de Snorri na Edda em Prosa e a Gesta Danorum de Saxo Gramaticus. Ele também é citado na Edda Poética. Em Snorri, Ullr é um dos doze deuses juízes, descrito como um grande guerreiro, belo e esquiador, e incomparável na arte do arco e flecha. Em Saxo, Ullr é um poderoso feiticeiro que andava sobre o mar em seu osso encantado, ele chegou a governar Asgard (Ásgarðr) no lugar de Odin (Óðinn) por quase dez anos. A citação de Saxo mostra o quando este deus era importante pra assumir a posição de Odin.

 O pai de Ullr não é mencionado nas antigas fontes, o que torna isso um mistério, Viktor Rydberg na sua interpretação e reconstrução da mitologia nórdica acreditava que o pai do deus era Aurvandill/Egill, mas isso é muito improvável e incerto. No manuscrito Nks 1867 4to datado de 1760 é citado que Ullr é filho de Odin.

Imagem do manuscrito Nks 1867 4to de 1760, no texto superior em runas está escrito: "Ulle(r), filho de Odin, com seu arco, equipamento de esqui e flechas".

A versão da mesma cena no manuscrito SÁM 66 de 1765, podemos ler: "Ulle(r), filho de Odin".  

 É possível que essa citação venha de cópias mais antigas, mas isso não aparece nas Eddas. Contudo, o fato de Ullr ter governado Asgard no lugar de Odin no passado isso pode indicar algum grau de parentesco entre eles. Já que todos que governaram Asgard no lugar de Odin eram seus parentes: Vili e Vé (irmãos), e Mithothyn (possivelmente Loki ou Lóður, este último é identificado com o primeiro nas Rímur Islandesas, Lóður é também outro nome de Vé). Com isso, podemos deduzir que Ullr era filho de Odin e Sif, e existem pistas nas fontes antigas sobre isso, onde Loki e o pai de Thor acusaram Sif de ser infiel. Loki era amigo de Odin e ambos confidentes, talvez era um segredo entre eles.

FONTES:

A Genealogia dos Deuses Nórdicos, Marcio Alessandro Moreira (Vitki Þórsgoði)

Dictionary Of Northern Mythology, Rudolf Simek trad. Angela Hall

Edda, Anthony Faulkes

Gods And Myths Of Northern Europe, Hilda R. E. Davidson

Saxo Grammaticus Gesta Danorum: The History of the Danes Volume I, trad. Peter Fisher

Teutonic Mythology, Viktor Rydberg

The Poetic Edda, Carolyne Larrington

SITES CONSULTADOS:

https://heimskringla.no/wiki/Edda_Snorra_Sturlusonar

https://heimskringla.no/wiki/Eddukv%C3%A6%C3%B0i

http://heimskringla.no/wiki/Ynglinga_saga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A origem da Yggdrasill

 Este post será dedicado a árvore cósmica Yggdrasill, o centro da cosmologia nórdica. Apesar de grande importância dentro do paganismo nórdi...

Mais Vistos