Três grandes professores (ou mestres) são mencionado nas fontes antigas da cosmovisão nórdica: Odin (Óðinn), Heimdall (Heimdallr) e Kvasir. Fotos de Internet.
Odin é o grande senhor e professor dos deuses e homens, algo que ele mesmo menciona no poema Vafþrúðnismál ("fjölð ek of reynda regin/eu testei muito os deuses"). Ele saia pelo mundo para obter conhecimento e ensinando aos deuses e homens alguns de seus segredos. Ele havia ensinado o segredo das runas para os deuses e homens, ensinou a formação "hoste de javali" de combate aos guerreiros (svínfylking), deu conselhos para os homens nas sagas. Isso é algo compreensível, afinal ele é o deus do intelecto, do xamanismo, da sabedoria, da inteligência, da magia, da poesia, do ocultismo e da inspiração, tudo que envolve evolução e aprendizado.
Heimdall é outro deus professor, ele desceu a Midgard (Miðgarðr) como Rígr ("Rei") e criou as classes sociais, depois ensinou runas ao seu filho escolhido (Jarl) para governar. A sabedoria de Heimdall é também atestada no poema Þrymlur e Þrymskviða. Obviamente a sabedoria de Heimdall está ligada ao seu poder de poder ver e ouvir a grandes distâncias.
Kvasir é outra semi divindade (na Edda em Prosa ele é chamado de "mann" ou "homem", mas pode ser uma evemerização aqui), porém menos conhecida que os outros dois, mas também de importância: ele foi criado a partir da saliva de todos os deuses Æsir e Vanir, quando ambas as tribos fizeram trégua depois da guerra. Há outra versão que menciona que ele seria de origem Vanir, mas como seu nome significa algo como "fruta esmagada (pra fazer bebida)" e na antiguidade saliva era usada para fermentação de beberagem, então, a primeira origem (nascido da saliva dos deuses) é a mais plausível. Uma saga menciona que Odin cuspiu numa tigela para fermentar cerveja para uma mulher, o que deve fazer parte de algum tipo de ritual com ecos do mito de Kvasir. Por causa de seu nascimento extraordinário, Kvasir podia responder qualquer coisa. O sábio deus saiu pelo mundo ensinando sabedoria até que ele foi morto por anões. A ligação de Odin e Kvasir ficará para outro post.
FONTES:
Dictionary Of Northern Mythology, Rudolf Simek trad. Angela Hall
Edda, Anthony Faulkes
Gods And Myths Of Northern Europe, Hilda R. E. Davidson
Saxo Grammaticus Gesta Danorum: The History of the Danes Volume I, trad. Peter Fisher
Scandinavian Mythology, Hilda R. E. Davidson
The Poetic Edda, Carolyne Larrington
SITES:
https://heimskringla.no/wiki/Edda_Snorra_Sturlusonar
https://heimskringla.no/wiki/Eddukv%C3%A6%C3%B0i
https://heimskringla.no/wiki/H%C3%A1lfs_saga_ok_H%C3%A1lfsrekka