sábado, 22 de abril de 2023

As origens de Jord

 Nos registros coletados nas duas Eddas (Eddur) no século 13 d.C., a divindade Jord (Jörð, a Terra) tem duas origens. A Jord é conhecida por três coisas:

  1. É a Terra (o elemento terra) personificado.
  2. Foi esposa de Odin (Óðinn).
  3. É a mãe de Thor (Þórr).

Estátua de Jörð na Dinamarca de Stephan Sinding, foto de internet.

 Segundo Snorri, Jord era filha e esposa de Odin com quem gerou Thor (Jörðin var dóttir hans ok kona hans. Af henni gerði hann inn fyrsta soninn, en þat er Ása-Þórr). Nessa versão, Odin criou Jord da carne de Ymir (Ýmir). Nos Kenningar (metáforas da poesia escandinava) é dito que Odin deixou Jord e que ela era viúva de Odin. Este relato não é especificado em nenhum mito conhecido, mas é provável que seja uma referência ao fato de Odin ter se sacrificado na Yggdrasill e, então, renascido. Ou talvez porque Odin a deixou e não retornou, já que Frigg é a esposa oficial do deus supremo. Devemos entender que como Odin é o criador na cosmovisão nórdica, tudo feito por ele é considerado sua obra, sua criação, e nesse caso  a Terra é sua filha.

 A outra versão é mais complexa e/ou confusa, mas vamos por partes. A segunda versão da origem de Jord foi contada por Snorri também, provavelmente se apoiando no poema Sigrdrífumál ou em tradições antigas desconhecidas para nós.

 Snorri comentou na sua Edda que Jord era filha de Annar (Annarr ou Ónarr) e Nott (Nótt), e meia-irmã de Aud (Auðr) e Dag (Dagr). Nott, a personificação da Noite, era filha de Norfi (Nörfi) ou Narfi que era um gigante de Jotunheim (Jötunheimr). Praticamente nada se sabe sobre o pai de Nott. Porém, Snorri nos contou que Loki tinha um filho chamado de Nari ou Narfi com sua esposa Sigyn, que foi morto por Váli. Loki causou a morte de Balder e os deuses pagaram na mesma moeda, fazendo um dos seus matar o filho da malvada divindade. Nari ou Narfi foi despedaçado por Váli e suas entranhas serviram para aprisionar Loki. Se Norfi/Narfi for a mesma personagem que Nari/Narfi, então, Loki ajudou na criação tal como Lodur (Lóðurr) ao qual é identificado, segundo os poemas Lokrur e Þrymlur. Dificilmente Narfi (o pai de Nótt) é o Nari (o filho de Loki) aqui, porque os gigantes estavam exterminados durante a criação, pois só havia sobrado Bergelmir e sua esposa, mas é difícil saber ao certo já que os mitos possuem muitas versões e, as vezes, conflitantes. Tanto Norfi quanto Nott podem ser apenas personificação do escuro primordial. Vale lembrar que nas mitologias, algumas vezes, existem personagens como o mesmo nome (homônimos), mas são distintos como Tétis (a Titânida) e Tétis (a nereida mãe de Aquiles) dos gregos; Modi (Móði, filho de Thor) e Modi (um gigante morto por Thor), Agnar (Agnarr, filho de Hrauðungr) e Agnar (filho de Geirrod/Geirröðr), Geirrod (o gigante morto por Thor) e Geirrod (o favorito de Odin) dos escandinavos e etc. Os deuses e/ou divindades mais importantes não possuem homônimos, apenas as divindades menores. 

 Annar apareceu como o nome de um anão nos relatos nórdicos, e isso é contraditório, já que os anões nasceram da carne de Ymir (Jord, a Terra), o que torna isso extremamente dificultoso. Porém, Annar pode ser uma outra denominação para Odin, confirmando assim a primeira versão citada acima, porque o filho de Borr é chamado de Hárr ou o "Altíssimo" (indicando a 1º posição) e Þriði ou o "Terceiro" e Annar significa "Segundo". Odin apareceu sob três formas para Gangleri e duas destas denominações aparecem no poema Grímnismál. É muito possível que Annar seja outro nome de Odin, o que uniria as duas versões para as origens de Jord. Com isso, Jord é filha e esposa de Odin, e mãe-irmã de Thor.


FONTES:

A Genealogia dos Deuses Nórdicos, Marcio Alessandro Moreira (Vitki Þórsgoði)

Dictionary of Northern Mythology, Rudolf Simek trad. Angela Hall

Edda, Anthony Faulkes

Lokrur, Lóðurr and late evidence, Haukur Þorgeirsson

The Poetic Edda, Carolyne Larrington

SITES CONSULTADOS:

https://heimskringla.no/wiki/Edda_Snorra_Sturlusonar

https://heimskringla.no/wiki/Eddukv%C3%A6%C3%B0i

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lytir, o deus do vagão

 Lytir ( Lýtir no nórdico arcaico) é uma divindade mencionada no  Hauks Þáttr Hábrókar do Flateyjarbók , porém quase nada sobre ele é conh...

Mais Vistos